Nossa História

O Grupo das Servidoras Léa Duchovni de Campinas foi fundado por Léa Strachman Duchovni com a colaboração de várias senhoras, em 23 de Agosto de 1968, tendo inicialmente a denominação “Grupo das Servidoras do Lar Pobre”, com seus atos constitutivos registrados sob nº 2031, Livro A-2 do Primeiro Registro Civil das Pessoas Jurídicas.

Em 13 de novembro de 1987 a denominação social da instituição passou a ser “GRUPO DAS SERVIDORAS LÉA DUCHOVNI” – CRECHE TIA LÉA.

Creche Tia Léa está inscrita no CNPJ. Sob nº44.602.308/0001-82,  nos órgãos CMDCA, CNAS, CEBAS,  bem como reconhecida como Utilidades Pública Municipal, Estadual e Federal.

Baseada nas necessidades da comunidade, bem como para atualizar-se às exigências legais, em 1994 a instituição iniciou o atendimento em regime de creche em período integral, atendendo inicialmente 30 crianças atendendo na faixa de 03 a  05 anos e 11 meses.
Em 1995 ampliamos o atendimento para 50 crianças e em junho de 1996 passamos a trabalhar com 60, sendo que, a partir de 1998 oferecemos vagas para 70 crianças.

Atualmente, a instituição trabalha com 80 crianças em regime de creche, de segunda a sexta-feira, no horário das 7h30 às 16h45, oferecendo às crianças além do trabalho educacional, social, assistencial, recreativo, 04 quatro refeições diárias com cardápio elaborado por nutricionista e profissionais especializados.

Um dos objetivos é oferecer vagas para 100 crianças diariamente, com a construção de novas salas, galpão, cozinha, adequação do parquinho,  proporcionar à comunidade do bairro e região cursos de capacitação profissional e manter o trabalho do Grupo das Senhoras que desenvolvem um trabalho manual em tecidos.

Desta forma, a Creche Tia Léa faz muito mais pela comunidade local do que apenas prestar serviços na área educativa e social, com o objetivo de promover o desenvolvimento, proteção e amparo às crianças carentes de 03 a 05 anos e 11 meses. Buscamos reestruturar as famílias das crianças atendidas, resgatando seus valores, sua cidadania, fazendo com que pais, mães e filhos descubram suas potencialidades e a superação das  condições adversas da vida.

A Creche Tia Léa está localizada no Jd. São Pedro, no município de Campinas-SP, região Sul. A Creche atende a treze bairros vizinhos, são eles: Jardim Samambaia, Jardim Esmeraldina, Jardim Estoril, Jardim Aliança, Jardim São Gabriel, Jardim Tupi, Vila Formosa, Jardim Tamoio, Jardim Carlos Lourenço, Jardim Bom Sucesso, Jardim Monte Líbano, Vila Carminha, Vila Alberto Simões.

A comunidade tem aproximadamente 15 mil habitantes. Possuindo os seguintes equipamentos sociais que são insuficientes para atender com qualidade essa população que cresce muito. Pequeno Centro de Saúde, Administração Regional, uma escola Municipal e uma escola Estadual, meio período,  Núcleos Comunitários, duas EMEI´s, uma CEMEI.

Tem-se um alto percentual de desemprego, ou sub empregos, sendo que a comunidade é carente de necessidades básicas, como moradias, alimentação, higiene, saúde, dentre outras.

UMA COMUNIDADE MELHOR É UM GRANDE COMEÇO PARA UM MUNDO MELHOR